terça-feira, 18 de novembro de 2008

Wonaellevyston, aos 13 anos, consegue mudar na Justiça de MS

O cidadão brasileiro que quiser mudar o nome que o incomode, provoque constrangimento ou o exponha ao ridículo pode pedir na Justiça a alteração do Registro Civil. Esse foi o caso do estudante Wonarllevyston Garlan Marllon Branddon Bruno Paullynelly Mell (e outros três sobrenomes, que não serão citados para preservar o jovem, de apenas 13 anos).

A mãe dele, Dalvina Xuxa (e dois sobrenomes), entrou com o processo de retificação de registro civil em Campo Grande, em abril de 2007. O juiz Fernando Paes de Campos, da Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos, autorizou, em agosto do mesmo ano, a mudança do nome do garoto, que hoje passou a ter um nome composto e dois sobrenomes.

Veja lista com pessoas que pediram para mudar o nome na Justiça de MS

Altezevelte Alucinética Honorata Maxwelbe Claysikelle Maxwelson Mell Kimberly Wildscley
Frankstefferson Hedinerge Starley Hezenclever Uallas Udieslley Ulisflávio
Hollyle Hugney Necephora Izidoria Kristofer Willian Locrete Venério Walex Darwin
Yonahan Henderson Maxwelson Wochton Wallyston Waterloo Wolfson






Segundo o cartório de Ilha Solteira (SP), onde o estudante foi registrado, o atual nome dele, apesar da retificação, pernanece com Wonarllevyston. A alteração do registro foi concretizada em setembro de 2007. “Este é um tipo de processo que não costuma demorar muito”, disse o advogado Fabrizio Tadeu Severo dos Santos, que representou Dalvina e o filho na ação judicial. O juiz explicou ainda, em sua decisão, que a mãe escolheu sete prenomes e quatro sobrenomes de família para nomear o filho, mas não usou critério adequado, deixando de lado os sobrenomes que faziam referência ao pai do garoto, utilizando apenas os maternos.

Na sentença, o magistrado informou que o garoto disse que sofria constantes transtornos e constrangimentos, principalmente em ambiente escolar, durante as chamadas de presença em sala de aula. Ainda segundo a sentença judicial, o menino pediu que fosse mantido apenas o nome Wonarllevyston, pois gosta dele e por ele é chamado por várias pessoas.

Xuxa na Justiça

Dalvina afirmou ao G1 que não gosta de seu nome e pretende mudá-lo novamente, já que acrescenteu, em 1999, o Xuxa em seu registro civil. “Me arrependi de colocar aquele nome todo para meu filho e de ter colocado o nome Xuxa para mim. Mas se eu puder, gostaria de mudar meu primeiro nome para Tina, pois não gosto de Dalvina. Ai que nome feio!”, disse a dona-de-casa.

Acha Dalvina feio e colocou o nome do filho de Wojhsandisniusandiuhfndsnd????

Arrependida do exagero com o primogênito, Dalvina Xuxa disse que resolveu “pegar leve” para dar o nome da filha de 8 anos, fruto do segundo casamento. “Ela se chama Brenda, por pedido do pai, pois eu queria chamá-la de Vitória”, afirmou Dalvina.

Processo na Justiça

Segundo o juiz Ricardo Galbiati, da Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Campo Grande, a pessoa pode alterar o nome apenas se tiver um apelido notório, que o exponha ao ridículo, ou de forma facultativa, em um prazo de seis meses após completar 18 anos. “O primeiro caso é o mesmo do presidente da República, que acrescentou Lula em seu nome. A segunda forma é mais comum e precisa ser fundamentada. A última maneira é muito rara e nunca vi um processo em 15 anos de magistrado.”

A Lei de Registros Públicos, 6.015/73, em seu artigo 109, prevê a possibilidade de correção de erros nos assentos de registros civil. A alteração do prenome é proibida pelo artigo 58, podendo ser alterado em circunstâncias excepcionais. Segundo o artigo 56, o interessado, logo após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador, alterar o nome, desde que não prejudique os sobrenomes.

De acordo com o artigo 57, qualquer alteração posterior de nome, somente por exceção e motivadamente, após audiência do Ministério Público, será permitida por sentença do juiz a que estiver sujeito o registro, arquivando-se o mandado e publicando-se a alteração pela imprensa. O parágrafo único do artigo 55, da mesma lei, prevê que os oficiais do registro civil não podem registrar nomes que exponham ao ridículo os seus portadores.

Punição

O magistrado ainda pediu que a Corregedoria Extra-Judicial da Comarca de Barretos (SP) tomasse as providências cabíveis sobre a conduta do oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas do Município de Ilha Solteira (SP), que não cumpriu a Lei 6.015/73, e registrou Wonarllevyston.

*Fonte: G1

E você está satisfeito com o seu nome? Caso você pudesse mudar de nome, como gostaria de ser chamado?

4 comentários:

Suiany em transe disse...

Meu Deusssssssssssssss! Que nome toscoooo!!! HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHHA...


Aliás, que nomesss! :P

Respondendo a pergunta... amo o meu nome.. combina direitinho com a minha personalidade....Jamais o mudaria :)

Marcia Câmara disse...

Eu queria ser só "Márcia" ou só "Lidiane"... mas meus pais tiveram a (péssima) ideia de colocar os dois juntos...

Anônimo disse...

Eu ia mudar o meu pra brad pitt, mas tem aquele ator feinho com esse nome, daí eu desisti, pra não ser confundido com ele.

Edílson.

Ðﻝ_¸ºαþσ¢αLÿþ¢ëº_¸_ disse...

Nao nao.
Meu nome ta bom demais ;p


Luciano*