quarta-feira, 25 de março de 2009

Hoje é dia de Maracatu


Dia Municipal do Maracatu é comemorado com cortejos pela cidade

Os grupos se concentrarão, a partir das 16h, nas Praças dos Correios, do Ferreira e ao lado da Caixa Econômica do Calçadão C. Rolim. De lá, todos partem para a Igreja do Rosário (Praça dos Leões), onde se encontram às 17h para um ato ecumênico exaltando elementos afrobrasileiros, celebrado pela Mãe Taquinha de Oyá, coroação de rainhas e lançamento de um CD com loas de maracatus.

A Secultfor aproveita a data para homenagear, com a entrega do Troféu do Maracatu, duas personalidades culturais: Milton de Sousa (póstuma) e Descartes Gadelha, artistas que muito contribuíram, e contribuem, para a difusão e a preservação da cultura afrobrasileira na Cidade.

Não à toa, a Igreja do Rosário foi escolhida pelos grupos de maracatus por ser o lugar que, junto com a Igreja de São Benedito, abrigou, na época do Brasil Colônia, as coroações dos Reis de Congo que os escravos faziam para reverenciar seus antepassados.

O Dia foi criado oficialmente através da lei municipal 5.827/1984, por ser esta a data da libertação dos escravos no Ceará (25 de março de 1884), primeiro Estado brasileiro a abolir a escravatura, ainda quatro anos da promulgação da Lei Áurea, em 13 de março de 1888; razão pela qual o escritor José do Patrocínio, então figura emblemática do movimento abolicionista e republicano no Rio de Janeiro, teria batizado o Ceará como Terra da Luz.

Nenhum comentário: