sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Top 5 promessas mais comuns de Ano Novo

Não é a toa que o Ano Novo seja meu feriado favorito. Se você parou para pensar brevemente já percebeu o porquê disso. É no Ano Novo que meu hábito particular, torna-se geral: fazer listas. Quem nunca fez, mesmo que mentalmente, a clássica lista de promessas para o ano que vem? Parte das idiossincrasias pessoais do final de todos os anos, a listagem de objetivos acompanha um certo conjunto de predisposições quase ritualísticas. Duvida? Então segue agora um top com as promessas mais comuns já feitas na virada do ano:


5) Eu prometo parar: Clássica em qualquer lista, o "parar" é revisitado anualmente por todos aqueles que se engajam em melhorar. Parar de fumar, parar de beber, parar de comer demais, parar de dormir tão tarde, parar de sair todas as noites, parar de gastar tanto dinheiro em coisas supérfluas... O ato de "parar" significa querer se livrar do que você considera pior na sua rotina diária. Ou ainda, o que os "outros" consideram pior em você. Querer se livrar de "maus hábitos" é uma das mais características promessas de ano novo, e também uma das menos cumpridas. È aquela promessa que fazemos para todos, menos para nós mesmos.


4) Eu prometo mudar: Chega! Chega desse namorado, dessa amante, desse apartamento, desse emprego, dessa vida! Promessas de mudança são as mais factíveis. Quem quer mudar, geralmente usa o final de ano como desculpa universal para chutar aquilo que mais o incomodou nos derradeiros 12 meses que antecederam a promessa. Com justificativas quase astrais, a mudança vêm acompanhada de novas posturas, novas roupas e um novo conjunto de atitudes. Tudo muito bonito, muito novo e muito suscetível a ir por água a baixo quando no ano seguinte os velhos fantasmas voltam a bater a porta.

3) Eu prometo ser: "Prometo que em ___ serei mais paciente". Se você substituir o ano pelo seguinte, terá minha mais reciclada promessa de final de ano. Se paciência você já tem, pode alterar para qualquer característica que lhe falte. Tem quem peça para ser menos reclamão, tem quem ache que conseguirá dar mais valor ao que já tem, e tem até mesmo os que juram de pé junto que no próximo ano serão pessoas mais abertas, mais felizes, mais pacíficas, mais justas. Vale qualquer uma dessas balelas, mas mudar que é bom é outra história.


2) Eu prometo começar: Que mulher não prometeu começar uma dieta no ano seguinte? Que homem não jurou de pé junto que vai voltar a praticar algum esporte a partir de janeiro? A grande questão é que começar é fácil, continuar é que beira o impossível. Particularmente, prometi que começaria a ler um número x de livros por mês, lá por maio isso desandou de tal forma que juro que nunca estipulei o "x". Entretanto, o final do ano comanda meu subconsciente a novamente fazer uma promessa de começo, quem sabe dessa vez eu crie o hábito, quem sabe ano que vêm tudo seja diferente, né?


1) Eu prometo cumprir: Eis que surge a fatídica promessa do "cumprimento". Porque não basta sapatear pelas afirmações acima, tem que jurar que vai cumprir. Geralmente isso envolve abrir para os amigos e familiares tudo o que você acredita que vai fazer no ano seguinte. Como se buscássemos juiz-juri-e-carrasco nas pessoas próximas, prometemos cumprir nossos votos de transformação e queremos ser cobrados caso nos desviemos deles. Porém, como todos fazemos as mesmas listas, acabamos virando o ano em ato de cumplicidade. Parceiros no crime, saímos fora de nossas próprias promessas, esperando que quem sabe uma ou outra vingue ao longo dos próximos 365 dias. Mas olhe lá hein, promessa é dívida!

Por acaso, já fez sua listinha? Deixa eu adivinhar, prometeu que vai fazer academia ano que vem?

Obs: Eu particularmente prometo que esse não será meu último post do ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

ahsudhaushduas.. ADOREIIII.... melhor post de fim de anooo.. kkkk.... eu já tenho que fazer minha listinha mesmo!! embora eu cumpra SIM minha listinha... tipo, da lista de 2008, eu obtive uma nota média de 6,5 de 10... pelo menos cumpri mais da metade dos meus compromissos, promessas que fiz no final de 2007!!!... agora pra 2009, tenho que pensar em que vou prometer, algo q nao seja tão dificil, nem tao fácil... e Academia, certamente, estará na minha lista!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

Feliz passagem de ano novo, pra turma da MAtina!!!!

ALohaaaaa