segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Eterna maquiagem
*Francisco Edilson Araújo

Estudante de Jornalismo
Texto retirado do Blog Linhas Mortais
Disciplina de Revista da Faculdade

Muitas pessoas já tentaram, em vão, enganar a morte. Fórmulas mágicas, simpatias, cremes rejuvenescedores, pílulas da saúde, exercícios físicos, alimentos diferenciados e todos os artifícios possíveis e imagináveis. Contudo, como diria Chicó, personagem vivido por Selton Melo em “O Auto da Compadecida”, um dia todos se encontram “com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo morre.”

Diante da constatação do fato, ou seja, da morte, cumpre-se um ritual desconfortantepara os familiares, que têm a responsabilidade de preparar o corpo para as últimas homenagens. As pessoas que participam da cerimônia de despedida, olhando o morto no esquife com aquela aparente serenidade, costumam dizer: “parece que está dormindo”. Ou ainda: “nem aparenta que está morto”. É comum ouvirmos esses tipos de comentários, mas o que a maioria não sabe é o processo por trás de toda essa aparente “boa impressão” causada pelo finado, ou melhor dizendo, a pessoa responsável por esse trabalho.

Gustavo Meireles coordena a equipe incumbida por dar essa aparência aos seus “clientes” na Funerária Ternura, localizada em Fortaleza. Ele esclarece que, em geral, o maquiador também tem habilidades com técnicas de embalsamento, raramente ele apenas maquia o cadáver. O curso técnico de maquiador existe em São Paulo, Belo Horizonte e também na Bahia, mas a profissão isolada ainda não é reconhecida.

Mesmo sem o reconhecimento oficial, o ofício já tem nome: necromaquiador. Mas não há quem escape do já tradicional rótulo de “maquiador de defunto”, brinca ele. O curso superior de embalsamador pode ser feito na Unesp, em São Paulo. Tem um profissional formado que integra a equipe e é responsável pela reciclagem do grupo.

Sobre o preconceito ele diz que existe, mas também não anda por aí espalhando aos quatro ventos a sua profissão. “Tenho medo de que me neguem um aperto de mão”, descontrai ele, abordando um pouco sobre a segurança da equipe e os equipamentos utilizados para a proteção durante a atividade. Indagado se a profissão é rentável, ele esclarece que sim pois “todo dia morre gente”. O preço do serviço varia de 400 a 900 reais por pessoa, dependendo do grau de dificuldade. O tempo em que essa maquiagem irá permanecer também é um fator a se levar em conta, tendo em vista que alguns corpos demoram mais para serem sepultados, necessitando, portanto, de uma maquiagem mais duradoura. A título de curiosidade, o material utilizado é o mesmo para vivos e mortos.

Quando o cadáver apresenta algum tipo de perfuração no corpo que não possa ser ocultado pelas roupas, utiliza-se uma cera necrofílica, isso após a sutura feita pelo técnico embalsamador. Com o orifício encoberto fica mais fácil o trabalho do maquiador. Sua função é transformar aquele cadáver que chega, na maioria das vezes horripilante até para os técnicos, em um ser com aspecto que transmita tranqüilidade e paz para seus familiares. Dependendo do estado do corpo, algumas vezes os familiares mandam uma foto para ajudar na reconstituição.

Para Gustavo, o valor financeiro é o que menos importa nessa hora. Muitas pessoas nem sabem que o serviço existe, pois geralmente é incluso no “pacote”, e quando se deparam com o corpo, depois de pronto, até estranham, pois quando o viram na última vez as feições eram bem diferentes. O procedimento da maquiagem, que leva em média de 20 a 30 minutos, permite um retoque no rosto, fazendo desaparecer os hematomas e a palidez cadavérica, resultando em algo bem próximo da aparência natural da pessoa.

Gustavo se diz orgulhoso de sua profissão, principalmente, porque consegue enxergar os resultados do seu trabalho nos rostos dos vivos, que ficam mais aliviados quando vêem seu ente querido com um aspecto menos grotesco do que estava antes de chegar ali. Ele costuma dizer que “a morte não é tão feia como pintam, o que pode ter ocorrido é que alguém exagerou na maquiagem”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse texto. O cara que escreveu ele certamente será um excelente Jornalista, ou melhor dizendo, já é. Eu farei de tudo para contratá-lo assim que ele terminar a faculdade.


William Bonner

Suiany em transe disse...

Meu Deusssssssssssss....

Quem postou com esse William Bonner?

auhsauhsahsahsauhsahsauhsahsuahsuah



Belo texto, amigo!

Anônimo disse...

Acho que foi o Edilson W. Bonner :p

*Talita

Séphira disse...

AMEI!