quinta-feira, 10 de julho de 2008

PERSONALIDAE - HELDER PESSOA

Sete de fevereiro de 1909. Nasce em Fortaleza, Ceará, Hélder Pessoa Câmara, que será conhecido em todo o mundo como o "Peregrino da Paz"e "Irmão dos Pobres".
Hélder Pessoa Câmara ordena-se sacerdote aos 22 anos de idade, em 1946, recebe convite para assessorar o arcebispo do Rio de Janeiro. Em 1952 é nomeado bispo-auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Hélder funda a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, da qual torna-se secretário-geral por 12 anos. Sua vivência assistencial acompanhada dos debates na CNBB o convencem de que à Igreja não compete apenas a caridade e a orientação espiritual. Tinha que enfrentar os problemas sociais e lutar por melhores condições de vida para o povo.Na verdade, Dom Hélder estava se antecipando à renovação proposta pelo Papa João 23 no Concílio Ecumênico Vaticano II, em 1962.
Em 1964, dias depois do golpe militar, Dom Hélder, recém-empossado arcebispo de Olinda e Recife, divulga um manifesto apoiando a ação católica operária em Recife. É imediatamente acusado de comunista e torna-se alvo de perseguição. No final dos anos 60 e início da década de 70, o Brasil vive o período mais repressivo da ditadura militar. Seu assessor, O padre Antônio Henrique, é preso, torturado e morto entre tantos outros. Dom Hélder denuncia, pela primeira vez no exterior, a prática de tortura a presos políticos no Brasil, sua coragem o transforma em personagem do mundo, um símbolo de resistência à ditadura. Em 1972, seu nome é indicado para o Prêmio Nobel da Paz. O governo militar, no entanto, destrói sua candidatura: divulga na Europa um dossiê acusando o arcebispo de ter sido comunista. Em 1985, ao se aposentar, deixa mais de quinhentas comunidades de base organizadas, que reúnem operários, trabalhadores rurais, retirantes e pescadores, em luta por melhores condições de vida. Dom Hélder participa da campanha pelas "Diretas Já". Pouco depois, durante a Assembléia Nacional Constituinte, percorre o país realizando debates e palestras de conscientização para a cidadania. Aos 80 anos de idade, sempre atuante, Dom Hélder Câmara lança-se à articulação de uma campanha pela erradicação da miséria no país. A primeira e principal proposta é lutar por uma reforma agrária, para colocar o Brasil no caminho da justiça social. Faleceu em agosto de 1999. Em fevereiro de 2008 foi encaminhado à Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, o pedido de beatificação de D. Hélder.

Nenhum comentário: