segunda-feira, 7 de julho de 2008

Good News




Capacitação para o trabalho: mais autonomia e auto-estima para mulheres de comunidades

Aprender uma profissão é para muitas pessoas um sonho. Para algumas mulheres de comunidades pobres é um sonho distante. Mas para 500 participantes das 1.500 do Projeto de Inclusão Produtiva para Mulheres do Bolsa Família em Fortaleza que receberam certificados de cursos de capacitação nas áreas da construção civil, corte e costura, alimentação e manutenção de computadores, as perspectivas e as possibilidades de uma vida melhor são reais. A metodologia do projeto obedece a três etapas. A primeira é a de capacitação, com a realização dos cursos; a segunda é a de montagem de unidades produtivas nas comunidades e a terceira é a de incubação de empreendimentos cooperativos, para aquelas que quiserem ou não encontrarem emprego no mercado formal. As atividades acontecem em 20 Centros de Referência de Assistência Social espalhados por bairros da capital.
A autonomia financeira é apenas um dos fatores positivos apontados, auto estima e o distanciamento da violência doméstica e sexual aliado ao desenvolvimento liderança em suas comunidades, elas ganham em relações pessoas e inter-pessoais com família e vizinhos.
O Projeto de Inclusão Produtiva para Mulheres do Bolsa Família em Fortaleza é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Fortaleza, em parceria com entidades como o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine-IDT) e Serviço Nacional da Indústria (Senai). Informações (85) 3105.3709.

Nenhum comentário: